quinta-feira, 22 de outubro de 2009
UNIDADE IV_ RETA FINAL DO CURSO
Agenda Unidade IV
Currículos, projetos e tecnologias
Atividade 4.1 Reflexão
Atividade 4.2 – Fórum – (pag. 2)
Explicitar características das TIC que poderão trazer significativas contribuições para sua prática pedagógica.
Atividade 4.3 - Biblioteca – (pag. 11)
Descrever uma experiência vivenciada ou conhecida de trabalho com projetos em sala de aula envolvendo o uso das TICs –
Tema ativ. 4.3 – Subtema: Socializando experiências com projetos.
Atividade 4.4: (pag. 17) Suprimida
Atividade 4.5: em grupo-Biblioteca – (pag.19) Elaborar um projeto de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo.
Tema: ativ.4.5 – subtema:plano de aula
Atividade 4.6: Fórum – Suprimido
Biblioteca – (pag. 20) Reelaborar o plano de aula e postar na biblioteca.
Tema: ativ. 4.6 subtema: plano de aula reelaborado.
Atividade 4.7 Biblioteca – (pag. 22 e 23)
Ler artigos e registrar as respostas no editor de texto e postar na biblioteca -
Tema Ativ 4.7 Subtema – Conceitos_curriculo e TIC.
Atividade 4.8 - (pag.24) Navegar livremente no Portal do professor explorando as diferentes áreas abertas na opção interação e colaboração – LINKs (produções de professor)
05/11/2009 Encontro Presencial –
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
terça-feira, 20 de outubro de 2009
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
Enem
O Ministério da Educação informa que as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcadas para este fim de semana, foram adiadas por motivos de segurança.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) já tem uma segunda prova e deve anunciar a nova data do exame nos próximos dias, depois de reorganizar a logística de aplicação.
O Ministério da Educação já tomou providências junto ao Ministério da Justiça e à Polícia Federal no sentido de apurar eventuais responsabilidades criminais relativas ao vazamento.
Os estudantes inscritos serão comunicados oportunamente, pelos meios habituais, sobre a confirmação da nova data e do local das provas.
Em razão do adiamento, a divulgação do resultado final das provas, inicialmente prevista para 8 de janeiro, deve sofrer atraso de um mês, aproximadamente.
O Ministério da Educação trabalha para minimizar os efeitos do atraso.
Assessoria de Comunicação Social
Palavras-chave: Enem, adiamento das provas
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14401
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Atividade 3.5 Unidade 3
I- Introdução:
II- Objetivos:
Redigir texto coletivo.
Utilizar o editor de texto Word.
Empregar corretamente recursos digitais.
Efetuar correção ortográfica e gramatical.
Resumir texto e montar apresentação em Power Point.
III- Recursos utilizados:
►Computador
►Internet
►Recursos de áudio e recursos digitais ((som, data show, vídeos, áudios, animações) que podem ser encontrados em alguns sites:
http://www.youtube.com.br/
http://portal.mec.gov.br/tvescola
http://www.novaescola.org.br/
htpp://portaldoprofessor.mec.gov.br
V- Componentes Curriculares:
Língua Portuguesa/ Sociologia/ Filosofia/ Geografia/ História/ Artes
VI- Avaliação:
Correção dos textos, participação de todos os componentes do grupo na realização das atividades e nas discussões.
Atividade 3.5 da Unidade 3
domingo, 13 de setembro de 2009
Agenda de Atividades
|
terça-feira, 8 de setembro de 2009
Método de ensino
Método original de ensino de música comemora 7 anos de sucesso
Na música, como na vida, sentir o ritmo é fundamental. Mas não é coisa fácil e leva tempo para aprender. Na maioria das vezes, não temos consciência dele ou só o percebemos com alguma dificuldade: seja o ritmo que marca um compasso musical, seja o que vai por dentro do nosso corpo, a respiração, os batimentos cardíacos, o próprio caminhar.
Lucas Ciavatta, que é professor de música há quase dez anos e elaborou o método chamado "o passo", sabe disso como ninguém. É que, como professor, ele se deparou com a dificuldade de um ou outro aluno (e, às vezes, também a sua própria) de "pegar o ritmo". Com o tempo, essa dificuldade de ensinar e aprender foi crescendo e se transformando num desafio, que fez Lucas começar a investigar. Depois de muita pesquisa, finalmente ele teve um "insight": e se usasse o próprio passo como recurso de percepção do ritmo? A ideia funcionou e aos passos foram adicionadas, também, palmas. Nascia, assim, um novo método de ensino de música, que está completando 7 anos de vida bem vividos. Na verdade, diz Lucas: "A gente não ensina o passo, a gente ensina música, e usa o passo para que a pessoa possa entender, ritmicamente, a música".
Para difundir a sua descoberta, no último dia 4 de dezembro ele reuniu, no Teatro do Jóquei, alunos e amigos, além do seu próprio grupo, o Bloco do Passo - formado por 25 adolescentes -, para lançar o livro O Passo - a pulsação e o ensino-aprendizagem de ritmos. Mas, mais do que o lançamento de um livro (que, aliás, ficou para o final do evento), a noite era de celebração!
"Hoje vai ter muito improviso", avisou Lucas, que comandou toda a festa, com direito, é claro, a música da melhor qualidade. "Não tem nada terminado, o livro é a materialização de um momento. Mas a gente continua pesquisando, e o que a gente consegue investigar é cada vez mais profundo", diz o regente do Bloco do Passo, reforçando o caráter de experimentação e de pesquisa que já é marca registrada do grupo e de seu diretor.
Para abrir as apresentações, o Bloco, anfitrião do evento, mostrou duas vibrantes levadas de maracatu, em que os músicos cantam e tocam diversos instrumentos de percussão. Outra característica do grupo é a variedade de ritmos, em especial aqueles que fazem parte da cultura musical brasileira. São eles o afoxé, a ciranda, o samba, o maracatu, o funk, o baião e o xote, entre outros.
Em seguida, o Bloco do Passo emocionou o público que lotava o Teatro - inclusive ocupando de pé os corredores laterais - com um arranjo de "Asa Branca" para vozes, palmas e passos, em que os integrantes do grupo dançavam dentro de cirandas, uma ao redor da outra, no centro do palco.
Depois deles, foi a vez da "Turma Tupiniquim", grupo de crianças de 7 anos, da classe de alfabetização da Escola Oga Mitá, alunos da professora Luciana, seguidora do método elaborado por Lucas. Com passos marcados, palmas e o encanto das vozes infantis, eles hipnotizaram a plateia, também com uma ciranda. Entre os "Tupiniquins" estava Isabela, filha de Lucas e que, como ele conta, foi gerada e nasceu no mesmo tempo do método.
Tanto o nascimento da filha como o "insight" ocorreram no final de 1996. A data marca o início, o desabrochar da metodologia que representou uma mudança radical no ensino de música, na opinião de especialistas. Para Celso Alvim, diretor do Monobloco, um dos mais festejados blocos de carnaval de rua do Rio, as pessoas estão fazendo música com mais consistência a partir do "passo". "É só você, seu passo, palmas e voz", diz o regente, que também é professor de música e teve Lucas como seu aluno de percussão. Hoje, o método está sendo aplicado por diversos professores e já forma inúmeros discípulos em todo o Brasil.
É o caso de Felipe Reijnick, um dos jovens integrantes do Bloco do Passo, que já é professor do grupo de percussão da escola Cambaúba, na Ilha do Governador, e fez sua estreia como regente no palco do Teatro do Jóquei, na mesma noite. Na apresentação, o grupo - que ainda não tem um nome e é formado por meninos e meninas com idades entre 10 e 12 anos - também arrancou aplausos e assobios do público com a apresentação de seus dotes rítmicos, no uso de instrumentos de percussão.
Depois, foi a vez dos adultos: primeiro, o grupo de musicoterapia do Conservatório Brasileiro de Música (CBM) e, em seguida, o grupo do curso de extensão "A Enfermaria do Riso", da Uni-Rio, onde Lucas também é professor. A exemplo das apresentações anteriores, essas foram marcadas pela informalidade e por uma indisfarçável alegria e prazer de estarem ali, por parte dos músicos, que afinal estavam usando apenas o instrumento que Deus lhes deu, o corpo, para fazerem boa música.
Antes de entrar no palco, o diretor do Monobloco fez um pequeno discurso, exaltando as qualidades do método. Afinal, ele também é professor e muitas vezes viu alunos desistirem de aprender música, por acreditarem que "não levavam jeito para a coisa". E, na maioria das vezes, a maior dificuldade, que acabava por fazê-los desistir, era entender o ritmo. Celso Alvim traduz um sentimento comum a quem participou desses 7 anos do Passo e que nota na qualidade do trabalho apresentado: pelo menos à primeira vista, Lucas Ciavatta faz acreditar que qualquer pessoa pode aprender música, ouvindo a si mesmo e aos outros.
O final ficou por conta do samba encorpado do Monobloco, que fez a plateia se sacudir na arquibancada do teatro. E, para a despedida, apoteótica, já passando das dez da noite, o Bloco do Passo voltou ao palco, com a participação mais do que especial de Isabela Ciavatta entre os agogôs.
O Passo mantém um site (http://www.opasso.com.br) em que Lucas explica, sem fazer mistério, o método e os exercícios para aplicá-lo, para que qualquer professor de música tenha acesso a esse conhecimento e possa fazer uso dele com seus alunos. E para quem quer conhecer "ao vivo e a cores" o trabalho do Bloco do Passo, o grupo convida para a próxima apresentação, agora, nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, no SESC Copacabana (Rua Domingos Ferreira, 160). Vale a pena, é música de primeira!
http://www.educacaopublica.rj.gov.br/jornal/materias/0157.html
sexta-feira, 4 de setembro de 2009
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
segunda-feira, 31 de agosto de 2009
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
Comentários sobre a aula
Eu amei a história do Profeta.
Eu nem tinha conhecimento do profeta Gentileza, no projeto é que fiquei sabendo um pouco de sua história. Achei muito interessante. O mundo anda mesmo precisando de gentilezas.
Adorei a história dele e principalmente a sua ideologia de gerar paz para todos.
Desde que conheci a história de gentileza, quando ouvi a música da cantora Marisa Monte me encantei. O clip é maravilhoso. Passei a conhecer melhor nas aulas de Filosofia no CEAP.
Grupo Tataia, Silvana e Ivonete
sábado, 22 de agosto de 2009
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
Plano de Aula
Gentileza – Marisa Monte
Esta música foi feita para nunca esquecermos as palavras de um senhor que se chama Gentileza. Ele escreveu nas paredes de um viaduto, no Rio de Janeiro, palavras de reflexão, nas quais eram pregadaos o amor ao próximo e o repeito.Gentileza faleceu (1992).
Gentileza – Marisa Monte
Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
A palavra no muro
Ficou coberta de tinta
Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
Só ficou no muro
Tristeza e tinta fresca
Nós que passamos apressados
Pelas ruas da cidade
Merecemos ler as letras
E as palavras de Gentileza
Distribuição de Grupos(alerta)
Atividade 2.5 – Planejando uma atividade com hipertexto ou internet.
Cada GRUPO deverá escolher o lider que ficará responsável em fazer a articulação do grupo e postar a atividade da seguinte forma: grupo_X_atividade2.5
Grupo
Componentes
A
Arildo, Denise, Carla, Luciana - Líder: Arildo.
B
Fabio, Geórgia, Ilva - Líder: Fabio
C
Ivonete, Natalina, Silvana, Lavinia Líder: Natalina(TATAIA)
D
Jacelma, Luciana, Mauricea - Líder Mauricea
Luiz Claudio, Elizabeth, Valquiria Líder : Elizabeth